7 livros nacionais para tirar da estante

Pra comemorar o feriado da independência do Brasil (que é hoje se você não sabia), eu trouxe algumas dicas de livros nacionais pra você conhecer também e por que não aprender um pouco sobre autores que estão fazendo sucesso bem embaixo do nosso nariz e você não sabia?

O post de hoje é um incentivo pra você também separar os livros de autores brasileiros que você tem aí na sua estante e lê-los, você pode se surpreender. Coloquei na lista livros que eu já li e recomendo, livros que estou lendo e gostando e livros que eu quero ler muito em breve. Espero que você goste da lista e que te inspire a conhecer mais sobre a nossa literatura nacional!

Já li e recomendo

Uma mulher no escuro – Raphael Montes

Suspense e Mistério

Um crime brutal aconteceu há vinte anos deixando uma única sobrevivente e parece que o assassino está de volta. Victoria Bravo tinha quatro anos quando um homem invadiu sua casa e matou sua família a facadas, pichando seus rostos com tinta preta. Ela agora é uma jovem solitária e tímida, com pesadelos frequentes e sérias dificuldades para se relacionar.

O autor cria nesse livro uma atmosfera em que você tenta o tempo todo descobrir quem é o assassino, ele está de volta ou é só alguém tentando intimidar a protagonista. Eu já falei do Raphael Montes no post que eu fiz sobre 10 livros que me marcaram e eu simplesmente quero ler tudo que esse autor escrever. Uma mulher no escuro é o romance mais recente dele e é um bom livro para conhecer o autor. Ele é rápido de ler e você fica ansioso pra descobrir o final que, com toda a certeza, vai te surpreender.

Arquivo Serial Killers: made in Brazil – Ilana Casoy

Não ficção / crime

Ilana Casoy é criminóloga e autora de livros sobre crimes reais. Esse é o primeiro livro sobre serial killers brasileiros e foi escrito e produzido de uma forma muito cuidadosa e bem estudada. Foram cinco anos de pesquisas, visitas a arquivos públicos, manicômios e penitenciárias, além de entrevistas cara a cara com os assassinos. É um trabalho excelente pra quem tem interesse na área de psicologia forense.

Não preciso nem falar que esse livro é pra quem se interessa pelo assunto mesmo. Em certos momentos ele é bem descritivo e tem umas passagens mais sensíveis se você não está acostumado com leituras do gênero. Mas eu como leitora de thrillers e jornalista, devo dizer que fiquei impressionada com a coragem e a capacidade da Ilana de ir a fundo nessas histórias com essa investigação incrível. 

Fazendo as pazes com o corpo – Daiana Garbin

Autoajuda

Daiana Garbin, jornalista e criadora do canal EuVejo, conta nesse livro a sua história com a comida e sobre os transtornos alimentares que sofreu desde criança. Nessa leitura vamos refletir o quanto a pressão social afeta não só mulheres adultas como também meninas, gerando traumas que muitas vezes são tidos como mimimi. Eu não recomendo esse livro pra todo mundo, mas quem está insatisfeito com o próprio corpo e se acha “fora do padrão” com certeza vai tirar algum proveito da leitura.

O livro discute sobre autoaceitação e você se impor um padrão que só existe na sua cabeça. Ele aborda muito mais a questão psicológica de você se aceitar da forma que você é do que propriamente debater sobre temas como gordofobia ou obesidade. A própria autora conta que nunca esteve acima do peso, o problema era como ela se enxergava. Se você for ler, leia com a mente e o coração abertos, porque acho que alguma lição você vai tirar desse livro.

Lendo e amando

Cova 312 – Daniel Arbex

Memórias / História do Brasil

Nesse livro, a jornalista Daniela Arbex investiga a história real de como as Forças Armadas mataram pela tortura um jovem militante político, sumiram com seu corpo e forjaram um suicídio. E continua investigando até descobrir seu corpo, na Cova 312 e ainda apresenta uma revelação surpreendente para mudar um capítulo da história do Brasil. 

Ainda estou lendo ele, mas até onde eu o li, ele apresenta cenas bem pesadas, mas infelizmente necessárias pra gente entender um capítulo da nossa história que aos poucos parece ser esquecida. Não tem como negar as torturas que aconteceram no período da ditadura ao ler esse livro. Ele vai te abrir os olhos pra tanta coisa que aconteceu de errado nesse período e para autoridades que tentam esconder até hoje os erros e crueldades do passado. Recomendadíssimo pra quem quer conhecer mais sobre a história do Brasil.

Quero ler

Bom dia, Verônica – Andrea Killmore (Raphael Montes e Ilana Casoy)

Suspense e Mistério

Depois de indicar um livro do Raphael Montes e um da Ilana Casoy (por coincidência), eu vou falar um dos livros que eu tô mais ansiosa pra ler. Bom dia, Verônica foi publicado em 2016, escrito por Andrea Killmore, uma “autora estreante” que ninguém sabia quem era. Porém em 2019, a Darkside divulgou que Andrea na verdade era apenas um pseudônimo para dois nomes de grande peso na literatura policial brasileira: Montes e Casoy. Desde então, fico com os olhinhos brilhando por esse livro.

Sinopse: Em “Bom dia, Verônica”, acompanhamos a secretária da polícia Verônica Torres, que, na mesma semana, presencia de forma chocante o suicídio de uma jovem e recebe uma ligação anônima de uma mulher desesperada clamando por sua vida. Com sua habilidade e sua determinação, ela vê a oportunidade que sempre quis para mostrar sua competência investigativa e decide mergulhar sozinha nos dois casos. No entanto, essas investigações teoricamente simples se tornam verdadeiros redemoinhos e colocam Verônica diante do lado mais sombrio do homem, em que um mundo perverso e irreal precisa ser confrontado. O livro está sendo adaptado para uma série da Netflix e tem o lançamento previsto para 1º de outubro de 2020.

Ultra Carnem – Cesar Bravo

Horror

Pra ser sincera, eu sei bem pouco sobre esse livro. Ganhei ele tem alguns anos, na época em que eu comecei a ler livros de terror e ele tá aqui na minha estante até hoje. Mas apesar de ter um pouco de medo de ler ele, eu tenho muito interesse. Essa capa me chama muito a atenção e nem preciso falar que as edições da Darkside são impecáveis. E eu vou tirar ele da minha estante logo logo.

Sinopse: Era um encontro inevitável. De um lado, a Caveira querendo publicar revelações da literatura de terror nacional. Do outro, um farmacêutico carismático com um toque de “O médico e o monstro” desejando dar voz às possibilidades sombrias que corriam em suas veias. O pacto foi selado em latim e da união entre Cesar Bravo e a editora mais sombria do mercado nasceu um livro visceral. Narrativas insanas, repletas de pactos, demônios, conversas capciosas, sangue, socos na boca do estômago e… bom, a gente não vai contar tudo. Só o que podemos revelar é que Ultra Carnem expande em muito a mitologia criada por Cesar Bravo, dando detalhes assustadores sobre a infância e a obra maldita de Wladimir Lester, o estranho menino pintor.

O Casamento – Nelson Rodrigues

Romance

O último livro da lista é um livro polêmico. Eu ganhei esse livro de uma caixa de assinatura de livros e já tentei lê-lo, mas acabei abandonando no meio. Porém, eu tenho ele aqui na minha estante e li há pouco tempo algumas resenhas positivas sobre ele, então resolvi dar mais uma chance. Espero gostar, apesar de entender que ele foi escrito por um autor polêmico e em uma época que estava longe de existir o politicamente correto.

Sinopse: A apenas um dia do casamento de Glorinha e Teófilo, o médico da noiva avisa ao pai dela que seu futuro genro foi flagrado em um incidente homossexual. Esse é o ponto de partida para Nelson Rodrigues desfilar sua genialidade irônica e o humor negro tão característicos de sua narrativa. Escrito por encomenda para Carlos Lacerda, O casamento foi publicado em 1966 e alcançou sucesso extraordinário em poucas semanas. O romance foi proibido pelo ministro da Justiça do governo de Castello Branco, tendo sido considerado subversivo e indecoroso.

E você, tem muito livro nacional encalhado na estante? Conta pra mim se você já leu algum desses livros e o que você achou deles!

Lembrete: Eu faço parte do programa de afiliados da Amazon. Se você quiser comprar algum produto indicado aqui, toque nos links que estão no post, assim você ajuda o blog a crescer e não paga mais nada por isso. Obrigada 💗


3 responses to “7 livros nacionais para tirar da estante”

    1. Espelho Literário Avatar

      Obrigada Tati, já adquiri ☺️

      Liked by 1 person

  1. Resenha de livro: Cova 312 – Espelho Literário Avatar

    […] já tinha falado que estava lendo esse livro aqui blog no post de 7 livros nacionais pra tirar da estante e hoje eu venho trazer o que eu achei dessa leitura. Como eu disse por lá, ele apresenta cenas […]

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Create a website or blog at WordPress.com

%d bloggers like this: