
Destacamento Blood (Spike Lee, 2020) conta a história de um grupo de quatro veteranos de guerra afro-americanos que retornam ao Vietnã para procurar pelo corpo do amigo morto em batalha e buscar por um tesouro que esconderam durante a guerra. Assista ao trailer abaixo.
O filme foi um lançamento da Netflix em 2020 e é uma das grandes apostas para o Oscar do ano que vem. É um drama de guerra bem carregado, com bastante crítica social característica do diretor Spike Lee. Em inglês, o filme se chama Da 5 Bloods, fazendo referência ao grupo formado pelos soldados Stormin’ Norman (Chadwick Boseman), Paul (Delroy Lindo), Eddie (Norm Lewis), Melvin (Isiah Whitlock Jr.) e Otis (Clarke Peters).
O diretor discute sobre racismo e como isso afeta de forma diferente as pessoas que sofrem esse preconceito. Durante o filme, ele também faz uma crítica aberta ao governo de Donald Trump e à guerra do Vietnã, onde a maioria dos soldados era negro, mas lutava contra um inimigo que não era deles.
“Lutamos por direitos que não tínhamos.”
O que eu mais gostei do filme é como ele mostra que, mesmo dentro das minorias, o pensamento das pessoas é bem diverso. Apesar de os 4 sobreviventes serem amigos e terem tido experiências em comum, cada um também teve suas experiências individuais e têm os próprios traumas. Isso fica claro no filme, porque cada um tem uma forma de pensar diferente.
Destacamento Blood foi o último filme da carreira do ator Chadwick Boseman, que faleceu em 28 de agosto desse ano devido a complicações de câncer. Ele era conhecido pelo papel de Pantera Negra nos filmes da Marvel e será lembrado com muito carinho pelos fãs do mundo inteiro.
Se inscreve no curso Histórias que deixam marcas e faça você também uma história para ser lembrada!