Oi gente, tudo bem com vocês?
O texto de hoje é mais cult 🤓
Eu vou falar um pouco sobre a História do Cinema. Eu sou apaixonada por esse tema, e até fiz uma matéria na faculdade sobre ele. Recentemente revi A Invenção de Hugo Cabret e me apaixonei de novo por esse assunto, então, eu decidi compartilhar um pouco do que eu sei com vocês. Bora lá?
Origem
Com o avanço da tecnologia no século XIX, era só uma questão de tempo até conseguirem capturar imagens em movimento após a invenção da fotografia. O primeiro aparelho a dar origem ao cinema foi o cinetoscópio, invenção de William Dickson, assistente de Thomas Edison, em 1889 nos Estados Unidos. O aparelho era uma câmara escura, onde apenas um observador poderia olhar uma imagem de até 15 minutos.
Em 1892 na França, Léon Bouly inventa o cinematógrafo, capaz de gravar e projetar em telas essas imagens-movimento. Como nenhum dos inventores chegou a patentear suas invenções, entretanto, em 1895, os irmãos Lumière registram o cinematógrafo. Auguste e Louis Lumière exibiram seu primeiro filme em março do mesmo ano, “A chegada do trem à estação de La Ciotat”.
Como ninguém estava acostumado com a nova invenção, houve um tumulto na sala de cinema e os espectadores ficaram apavorados, com medo de o trem sair da tela. Os Lumière exibiam cenas do cotidiano, gravadas com o cinematógrafo parado, como uma espécie de documentário.
Foi uma mulher, a cineasta Alice Guy, que começou a usar elementos narrativos no cinema. Após descobrir sobre o cinematógrafo, Alice fez vários testes com seus filmes e chegou a abrir sua própria produtora. Ela foi também a primeira pessoa a usar cores e som nos filmes. Um dos seus primeiros curtas foi “A fada dos repolhos” (1896).
No início do século XX, Georges Meliès dá vida aos filmes mostrados em A Invenção de Hugo Cabret. Aqui, os filmes já estão se tornando as fantasias que conhecemos. Tudo isso sob o olhar de mágicos e ilusionistas, que viram no cinema, uma forma de dar vida aos sonhos. A edição era feita a mão, pintando e recortando os negativos.
Quer saber mais?
Aqui, você encontra vários livros sobre o assunto. Mas eu estou pensando em fazer mais textos sobre esse, o que você acha?