Resenha do livro Passagem ao Fim do Mundo: Poemas Nocturnos

Ricardo Árcoli, 2020
Poemas de horror
76 páginas
Amazon
⭐⭐⭐

Em parceria com o autor Ricardo Árcoli (@ricardo_arcoli no Instagram), eu li esse livro com alguns poemas macabros de períodos que marcaram a vida do poeta. Foi uma leitura diferente do que eu estou acostumada. Mas eu gostei bastante. Hoje, eu vou contar um pouquinho mais do que achei desses Poemas Nocturnos.

“Nem sempre é possível falar só de amor. Nem sempre é possível falar só de felicidade. Às vezes precisamos deixar extravasar o medo, a tristeza e a dor que existe em cada um de nós.”

Ricardo Árcoli

Os poemas aqui presentes falam sobre amor, ódio, traição e tudo de mais sórdido nos seres humanos. Escrito ao longo dos anos, eles revelam pensamentos do autor em períodos difíceis da vida dele, em que o medo e a derrota “decidiam sair para passear no limbo de uma folha em branco.”

Eu me surpreendi com a leitura. Posso dizer que o livro só tem um defeito: acaba muito rápido! Se você tá acostumado a ler lindos poemas sobre o amor, felicidade e campos floridos, esqueça! Aqui vemos histórias de fantasmas, casas assombradas, cadáveres e até a pandemia que vivemos hoje dá as caras e mostra seu pior lado.

Lendo o prefácio, descobri que o autor também já participou de algumas bandas de rock e lendo os poemas, muitas vezes eu senti mesmo que estava lendo as letras das músicas. Inclusive, o meu poema favorito foi “A Casa Azul” que intertextualiza “A Casa” de Vinícius de Moraes. Obviamente, eu li no ritmo da música infantil e o poema ficou parecendo música de filme de terror, sabe quando tem as criancinhas querendo assuntar e cantam músicas para dar medo? A Casa Azul poderia facilmente estrelar num filme de terror brasileiro (#FicaADica).

Como eu gosto dessa pegada de terror, o livro me deixou intrigada. Intercalando textos em prosa com os poemas, deixam um gostinho de quero mais. Fiz a leitura em algumas horas e tive que parar algumas vezes para absorver o conteúdo e também fiquei com um certo nojinho quando o autor conta a história de cadáver em decomposição. Além disso, o livro também tem ilustrações que contribuem (e muito) com o clima macabro da obra.

Recomendo para fãs de histórias de terror que querem um livro rápido e que vai mexer com as suas entranhas. Se tiver interesse, compre o e-book clicando aqui. E para conhecer mais sobre o trabalho de Ricardo Árcoli, siga-o nas redes sociais clicando aqui.

Lembrete: Eu faço parte do programa de afiliados da Amazon. Se você quiser comprar algum produto indicado aqui, toque nos links que estão no post, assim você ajuda o blog a crescer e não paga mais nada por isso. Obrigada 💗


One response to “Resenha do livro Passagem ao Fim do Mundo: Poemas Nocturnos”

  1. […] ao Fim do Mundo: Poemas Nocturnos, de Ricardo ÁrcoliAqui no blog: Resenha completa I Na Amazon: Compre aquiSinopse: “Os poemas incluídos nesta galeria macabra, onde amor, ódio, […]

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Create a website or blog at WordPress.com

%d bloggers like this: