O livro está disponível em ebook na Amazon e de graça no Kindle Unlimited

Olá amantes da leitura!

Hoje eu vim trazer a resenha de um livro bem Brazuca mesmo. Continue lendo até o fim pra saber tudo dessa história!

O livro dessa semana é o Mulato Velho, da Michelle Louise Paranhos, uma autora brasileira que com esse livrinho de 72 páginas me encantou! Eu li ele por indicação de outro autor nacional, o Eduardo Reghim (a propósito, obrigada Eduardo 😁).

Eu pedi indicações lá no Instagram. Você quer que eu leia algum livro? Indique aqui!

Foi numa dessas sextas-feiras santas do nosso senhor que eu mesmo, ainda moleque, ouvi contado por meu avô de quem herdei o nome, a história de como o peixe Mulato Velho, pescado e preparado pelo Velho BOBO, virou um prato tradicional de Amarílis-cidade que remonta à época da escravatura no Brasil. Com o tempo, eu mesmo passei a contar essas histórias aos turistas de Amarílis, assim como conto agora para vocês. Se é verdade verdadeira ou não, não sei dizer, mas conto do mesmo jeito que ele me contou, há muitos anos.

Roberto, personagem do livro Mulato Velho

O livro é dedicado ao público infanto-juvenil, mas se você gosta de histórias do folclore brasileiro, tenho certeza que vai gostar também! Ao final da edição que eu li, a autora conta como uma simples receita de um almoço em família deu origem à história de Bobo, Nico e do Boto.

Mas não se engane em achar que o livro é uma leitura simples. O começo (um pouco arrastado, tenho que dizer) é conta um pouco sobre os tempos de escravidão no Brasil e dá um apanhado geral do que foi e as consequências desse período tão terrível da nossa história.

Ele é uma leitura recomendável para crianças a partir de 9 anos, mas pode ser que surjam várias perguntas na cabeça delas. Então é um livro que pode gerar um ótimo debate para a família ou na escola, enquanto a criança desenvolve um olhar crítico acerca das desigualdades do país.

Para grande parte dos negros, a liberdade cobrou um preço muito alto, obrigando muitos deles a permanecer na fazenda onde outrora foram escravos…

Frase do livro Mulato Velho


Acompanhe Roberto nessa aventura e conheça as histórias de BOBO, do menino Nico, e do Boto e se encante com as origens de nossa identidade cultural. Através desse mosaico de receitas culinárias, magias e lendas, Mulato Velho revela-se uma saborosa colcha de retalhos costurados com palavras.

Lembrete: Eu faço parte do programa de afiliados da Amazon. Se você quiser comprar algum produto indicado aqui, toque nos links que estão no post, assim você ajuda o blog a crescer e não paga mais nada por isso. Obrigada 💗


One response to “Resenha: Mulato Velho”

  1. Eduardo Reghim Avatar
    Eduardo Reghim

    Esse livro realmente foi muito gostoso de ler, teve de tudo, relato histórico, lendas, folclore, reflexões sociais, enfim, vale muito a leitura.
    Fico feliz que tenha apreciado.

    Liked by 1 person

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Create a website or blog at WordPress.com

%d bloggers like this: